Gostamos de Pensar que alcançaremos um estado melhor, que nos tornaremos mais compassivos, Pacificos e virtuosos. Gostamos de estar Apegado a esta ilusão, e poucos tem a percepção profunda de que esse "Vir a Ser" é uma coisa falsa, um mito reconfortador. Apraz-nos pensar que um dia seremos melhores, mas enquanto esse dia não chega, continuamos pelo mesmo caminho. "Progresso" é uma Palavra tão confortante, tão alentadora, com que hipnotizamos a nós mesmos. A coisa
que é não pode tornar-se outra coisa diferente; a Avidez não pode tornar-se não-avidez como a Violencia não se pode tornar Não-violência . O Ferro cru pode ser Transformado numa maquina complicada e maravilhosa, mas o progresso é uma ilusão, quando aplicado ao "Vir a Ser" pessoal. A Idéia do "EU" a tornar-se algo glorioso é simples ilusão, resultante da Ânsia de grandeza. Cultuamos a Prosperidade do Estado, da ideologia, do "EU", e enganamos a nós mesmos com a confortadora ilusão do progresso. O Pensamento poderá progredir, Aumentar, dirigir-se para um Alvo mais perfeito, ou pôr-se em silêncio; mas enquanto o pensamento fôr de aquisição ou de renúncia, será sempre uma simples reação. A Reação produz sempre conflito, e o progresso em meio ao conflito redunda em mais confusão e mais antagonismo. Um dia desses mais um Que se apresentou como "Comunista e Revolucionário", disposto a matar ou a ser morto pela sua causa e sua ideologia. Estava pronto a matar, pela causa de um "Mundo Melhor". Dizi-me ele que a destruição da presente ordem social produziria naturalmente mais caos, mas esta confusão deveria ser aproveitada para construção de uma sociedade sem classes. Que importa destruir uns poucos ou muitos quando se trata de edificar uma perfeita ordem social? O Que importava não era o Homem atual, mas o Homem Futuro; no mundo novo que iam construir, não se veria desigualdade, haveria trabalho para todos e felicidade.
Perguntei-o como podia falar com tanta segurança do Futuro? Que vos faz tão certo a respeito dele? As Pessoas religiosas prometem o céu e vós prometeis um mundo melhor no futuro; vós tendes o vosso livro e os vossos sacerdotes, assim como eles tem os seus, de modo que não há realmente muita diferença entre vós. Mas que é que vos dá tanta certeza, ao ponto de terdes essa clarividência do Futuro?? insisti com a pergunta, disse-me ele novamente que "Logicamente quando seguimos um curso certo, o fim é certo. Além disso ele afirmou que havia uma grande Abundância de exemplos históricos em favor de nossa atitude" Todos Traduzimos o passado de acordo com nosso peculiar condicionamento, e o interpretamos, adaptando-os aos nossos preconceitos. Então logo vi que ele tinha tanta incerteza sobre o futuro como nós outros, e graças a Allah que é Assim. mas Mesmo assim exclamei a ele que Sacrificar o presente por causa de um futuro iludorio, é certamente a coisa mais ilogica possivel.
Ele Argumentou:"Credes na Possibilidade de Transformação, ou sois um instrumento da Burguesia Capitalista? No que disse-o que toda mudança é "Continuidade Modificada", a que podeis chamar revolução; mas a revolução fundamental é um processo muito diferente, que nenhuma relação tem com a lógica, nem com os fatos históricos. Só há revolução fundamental no compreender o processo total da Ação, não um dado nível, economico ou ideologico, mas da ação, mas da ação como um todo integrado. Essa Ação não é Reação.
Vós só conheceis a reação, a reação da antitese e a outra reação a que chamais Síntese. A integração não é uma sintese intelectual, uma conclusão verbal baseada em estudos historicos. A integração só pode nascer com a compreensão da reação. A Mente é uma serie de reações; e a revolução baseada em reações, em ideias, não é revolução nenhuma, mas só uma "continuidade modificada" do que
Foi. Podeis chamar isso revolução, mas em verdade não o é. Que é Revolução Para Vós? Qual?