Seguidores

quarta-feira, 23 de março de 2011

A "Idade Facebook".

Por vezes as redes sociais se concentram em topicos tão miudos que não é muito interessante aprofundar nossas capacidades de comunicação mais profundas( talvez fale so de mim,mas arrisco que alquem se identifique) através de todas as tradições da cultura do pensamento e de experiências ricas de coragem e audacia perante as "intempéries" dos nossos desejos e da nossa personalidade e intelecto; da riqueza profunda de coisas,principios,ações,valores que todos tem como fins supremos e utopicos nessa existência Paradoxal. Por quantas vezes teremos que so postar letras de musicas,filmes de coisas que admiramos,Fotos que Valorizem ethos e Pathos, frases curtas e sem sentido empirico, como se pudessemos criar um painel de qualidades digitais que superam-nos em quantidade e qualidade, tentando ser expansivo atraves de velhas imagens e definições rapidas,curtas,limitadas e demasiado simplista daquilo que de Boa fé tambem somos? Seria interessante se pudessemos estabelecer relações mais conscientes desse problema, que é a marca do egocentrismo "meia-tinta" que voga por hora nesta "Idade Média" do Facebook.
Mas o Paradoxo é que não obstante essas "tradições maiores" de informações ainda assim as redes sociais são,Obviamente, os canais por onde se desenvolvem muitos Discursos e interlocuções da vida real e dos conteudos gerais da realidade dos homens e necessariamente Não somente aos videos do you tube, as copias das revistas as fofocas do dia-dia, em suma todas as fuleragens do cotidiano, etc... mas tambem a esses seres de carne e osso que somos, submetidos á Gravidade da Consciência e ao determinismo dos nossas ações, a toda uma relação de conhecimento e "Curiosidade" Sincera pela Outreidade. O que para Alguns constitui-se em Utopia bem pode ser a realidade moral,politica,espiritual de outrem. Ou, como disse O licensiado em Filosofia pela UFRJ e tambem "Maluco Beleza" Raulzito, "O que eu como a prato pleno bem pode ser o seu veneno".... Estejamos para Além de sermos superficiais conosco e cultivemos sinceramente a sinceridade e respeito pelo ser humano em todas nossas relações, isso é bem possivel sem ser-se recalcado e infeliz na medida em que não seja uma infelicidade real e nem o Vazio e a falta de conteudo o que é certamente impossivel até mesmo ao ser mais especial entre nós.

Um comentário:

  1. O ser humano em qualquer cultura se atém cada vez mais ao que a mídia impõe, tornando-se assim, refém do molde.Isso é sintoma do capitalismo que domina. Sendo assim...nascemos em um mundo capitalista onde quem dita as regras é o mesmo e não conseguimos escapar. As vezes achamos sem nexo ou sentido, mas como por costume, aceitamos e nos submetemos ao que é imposto, sem contestar, pq já nos acomodamos.
    Muito bom o post!

    ResponderExcluir